top of page

Projeto LRI:
Laboratório de Robótica Inclusiva

A Robótica Educacional (RE) surgiu a partir das teorias do Construtivismo e Construcionismo, defendendo que através da construção de artefatos robóticos, os alunos podem desenvolver habilidades essenciais, como o Raciocínio Computacional (RC). Recentemente, o RC passou a integrar uma das dez competências do Ensino Básico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente projeto, intitulado Laboratório de Robótica Inclusiva, teve como premissa ensinar RE aos alunos do Ensino Médio com o intuito de aprimorar o RC. Neste projeto, foram desenvolvidas capacitações na área de Robótica e Programação para construção de robôs seguidores de linha, assim como participação em competições de robótica. Como resultado, além do desenvolvimento intelectual dos alunos envolvidos, uma plataforma de ensino online foi disponibilizada, com vídeo-aulas, roteiros e materiais didáticos.

Site do projeto desenvolvido pela professora:   Laboratório de Robótica Inclusiva

Robôs seguidores de linha
Alunos do LRI em competições de Robótica

Publicações do Projeto

logoIFBAFeira.jpg
bottom of page